A tecnologia de tubos com polietileno reticulado (PEX) foi desenvolvida na Europa em meados da década de 1970, e mais recentemente, a partir dos anos 90, começou a ser aplicada à condução de gás predial. No Brasil, com a crise energética ocorrida entre os anos 2000 e 2002 impulsionando a busca por soluções para a energia elétrica racionada, o gás foi amplamente difundido como fonte de energia, o que levou à necessidade de sistemas prediais de gás mais complexos. Esse cenário induziu a oferta por tubos multicamada PEX como uma alternativa aos produtos tradicionalmente utilizados até então. As primeiras instalações prediais de gás combustível com o uso da tecnologia multicamada PEX no País foram executadas a partir de 2006.
Indicado em instalações para gases combustíveis em residências, comércios ou outros ambientes em que haja aparelhos a gás, o sistema apresenta como vantagens, entre outros aspectos, a eliminação de conexões e a rapidez na instalação, reduzindo prazos de execução.
É importante ressaltar que os tubos PEX multicamada são adequados para a condução de gás natural e de gás liquefeito de petróleo (GLP). São projetados para instalações residenciais e comerciais, obras verticais ou horizontais de qualquer porte. A máxima pressão de operação (MOP) é de 1,5 kgf/cm², o equivalente a 150 kPa. Em instalações de gás externas, é preciso proteger os tubos contra a ação dos raios ultravioleta (UV).
Componentes
O tubo multicamada, como ilustra a figura ao cima, é composto por: - Camada interna de PEX, que aumenta a resistência do tubo à temperatura e à pressão; - Camada de adesivo, que permite a união homogênea entre o PEX e a camada de alumínio; - Camada de alumínio, que forma uma barreira contra o oxigênio e mantém a curvatura; - Camada de adesivo, que permite a união homogênea entre polietileno de alta densidade (PEAD) e a camada de alumínio; - Camada externa em PEAD, na cor amarela.
Os tubos são produzidos nos diâmetros nominais 16 mm, 20 mm, 26 mm e 32 mm e suportam pressão máxima de serviço de 5 bar e temperatura de serviço na faixa de -20ºC a + 60ºC.